Cursos e Oficinas

Mesmo já proporcionando diversas oportunidades de formação na área de Encenação Teatral aos jovens parnamirinenses, através de Oficinas, Cursos e Montagens de Espetáculos, A Fundação Parnamirim de Cultura criou o Laboratório da Cena - Programa de formação de atores. Já no segundo ano de funcionamento, através do Grupo "Clowns do Shakespy" capacitando jovens de todas as idades. No ano de 2015 tivemos o primeiro módulo deste Curso, para o qual foram selecionados 40 candidatos. Este ano, uma nova etapa está sendo oferecida, para a formação de mais uma turma com 40 atores, enquanto os que fizeram aulas no ano passado, estão fazendo o segundo módulo.
O Curso de Artes Visuais, criado em 2014, vem há três anos oferecendo a formação em Desenho e Pintura a dezenas de jovens de todas as idades do município. O curso é dado pela professora Cibele Oliveira, artista plástica premiada em diversos salões internacionais, e, componente do GUAP - Grupo Universitário de Aquarela e Pastel da UFRN. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração, cada. Os alunos, cheios de potencial, são os novos artistas plásticos de Parnamirim. Já participam das exposições coletivas em datas comemorativas, esperançosos e confiantes para se lançarem no mercado das artes. Talento não falta.
Com o objetivo de contribuir com a Educação e o Crescimento de Crianças, Adolescentes e Jovens, sabendo que desta forma está contribuindo diretamente com o Amplo Desenvolvimento do Município, a Fundação Parnamirim de Cultura intensificou nos últimos anos as atividades de formação como Cursos, Oficinas, Laboratórios e Aulas voltados para a prática das Artes.
Através da Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira a Fundação Parnamirim de Cultura oferece gratuitamente os Cursos de Teoria Musical, e Prática de Instrumentos como Flauta doce, Flauta transversal, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trombone, Trompa, Tuba, Bombardine, Bateria e Percussão. A Escola conta atualmente com 12 professores e quase 400 alunos, que apresentam níveis de aproveitamento muito bons. A Fundação Parnamirim de Cultura informa que as inscrições ou matrículas dos novos alunos da Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira, para o ano de 2017 estão abertas de 04 a 14 de outubro/ 2016, na própria sede da Escola, à Rua Sergipe, Nº 172 - Rosa dos Ventos (próximo ao Bar Central) para pessoas de todas as idades, a partir dos 8 anos. Os documentos necessários são cópia da RG ou Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência e 2 fotos 3X4. O horário é das 08:00 às 11:30hs e das 14:00 às 16:30hs. Contatos pelo telefone 3645 - 1051.
A partir da inauguração do Cine Teatro Municipal, a atividade do Balé oferecida pela Fundação Parnamirim de Cultura ganhou novos ares com os novos espaços. São ótimas instalações compatíveis com as grandes capitais do país. Podemos dizer sem sombra de dúvidas que Parnamirim dispõe de uma das melhores salas de Balé do Estado. Obviamente a procura pelas aulas aumentou consideravelmente. Temos hoje aproximadamente 400 crianças, adolescentes e jovens, com a idade mínima de 5 anos, fazendo Balé. Com a equipe de professoras, contratada através de edital, passamos a oferecer também aulas de Jazz para as mães das crianças. Sempre no final do ano um belo espetáculo de Balé é apresentado gratuitamente no Cine Teatro, para o encanto dos familiares, amigos e do público em geral.